terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Eu Nirvana

A debutante recusou a festa de 15 anos. "Não serei eu a mulher a ser ofertada para essa alta sociedade hipócrita, competidores da derrota de quem tem mais do mesmo, que se mata e deixa-se morrer por míseros trocados. Eu serei muito mais que isso, seus vermes." - ela pensou.

O pai ficou triste, a mãe frustrada. "Minha filhota é muito rebelde, não basta seu cabelo preto de índia, mas desvirginado com vermelho nas pontas, tem que ainda rasgar o protocolo de se iniciar como mulher da sociedade. Foi a única a recusar o papel de columba, algo do mais alto prestígio na Ordem para que uma moça mantenha acesa a Chama Sagrada em nossos rituais, simbolizando a consciência divina. Logo eu, reconhecido socialmente, sacerdote, gavião-de-penacho, estou sem chão..." - pensou o pai. "Não terei mais foto nas colunas sociais do jornal local" - pensou a mãe.

A adolescente se superou. Publicou, aos 15, seu segundo livro de poemas, "Muito Mais...", com até prefácio de doutora em Literatura e professora universitária - sua tia de coração. rs "(...) Muito mais" (seguido de reticências) é um título apropriado para quem apenas começou a viver e a experimentar o encantamento da descoberta da poesia. E a epígrafe desse pequeno livro nos revela o significado das reticências: ao adestramento e formatação do quadrado (aludindo à solidez das estruturas sociais caducas), Mari prefere a existência individual e fragmentária do ponto, mais compatível com a natureza humana. E é dessa perspectiva que pretende construir-se como ser entre outros seres. (...)"

Isso repercutiu em alguns impressos locais. E, com a vinda do prefeito no lançamento, a Ordem nunca mais foi a mesma. Regularizou a situação espacial com a prefeitura, mas desde que cedesse parte do terreno para a comunidade. Um terço do terreno virou um parque de ginástica comunitário e, ao redor da praça com o templo Mãos Postas com seus cercos e muros, ganhou pista de cooper.

"Se é para me tornar um quadrado,
Sou mais ser infinitos pontinhos..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário