terça-feira, 23 de abril de 2013

Literatura no Eixão - E eu ganhando livro! Super adoro!


Bom, era um sábado quente em Goiânia. Quente e ensolarado, perfeito para um clube. Mas eu, com este engajamento que tenho para tudo que gosto, carreguei meu namorado para o evento Literatura no Eixo. Por que no Eixo? Leitor, a resposta é simples: isto é um trocadilho para se referir também que a manifestação artística seria levada para os usuários do transporte público de Goiânia, especificamente o Eixo (que é uma linha de ônibus que corta a cidade e é uma das vias mais utilizadas pelos passageiros de Gyn). Embora eu utilize com certa frequência o transporte público (até meu irmão mais novo sabe dirigir e eu não! rs), meu namorado já nem sabia mais o que era andar de ônibus desde seu último ano no Ensino Médio, porém, mesmo assim, aceitamos o desafio, quero dizer, o convite. 

Pois pense: pegar ônibus, em pleno sábado, cá entre nós, ah, é muito chato. Enfrentar empurra-empurra.  Super lotação. Motorista sem sensibilidade, quem dirá educação, para dirigir com cuidado, já que está carregando seres humanos e não a mãe dele. Galera que vende mil e uma coisas no ônibus e passa esfregando e espremido por entre os passageiros. Fora aqueles que vão logo pegar ônibus para pregar a palavra (sou católica, assim, minha fé é muito grande de que lugar de culto deve ser em espaço particular, até porque se fosse alguém de outra religião (ou totalmente) estranha à sua e viesse lhe catequizar em pleno ônibus lotado, em movimento, quente, abafado, seria no mínimo desagradável). Vender indulgências. Vender lote no céu. Vender "salvação". A gente ter que comprar fé para enfrentar tudo isso. Pedir esmola para os remédios (jogo na cara de alguns que o Estado oferece isso de graça nas Secretarias responsáveis, a pessoa falta adoecer de tanta vergonha). Pedir esmola com cara e corpo de quem está forte para trabalhar, se brincar até melhor do que eu. Nossa, quando enfrento tudo isso até penso que não sou gente, e tenho que me "animalizar" para entrar neste espaço, porque a maioria se comporta como cavalo para entrar no ônibus, fora a marcação de território, porque se bobear até sentam literalmente na gente. 

Mas, para contrapor tudo isso, através de uma idealização do jovem e engajado poeta goiano Kaio Bruno Dias, é que começou o Literatura no Eixo: oferecendo Arte para gente que, muitas vezes, nem visualiza a perspectiva disso. Gente esquecida pelos poderes públicos, que mais se preocupam em utilizar o dinheiro público para patrocinar o show do Paul McCartney no sertão de Goiás. E a cultura goiana local e seus espaços públicos onde é que ficam? O espaço tão democrático, point do público jovem e afins, que era o Martim Cererê, por exemplo, está morrendo, se já não está morto, fechado durante 1 ano. E os shows, os espetáculos teatrais, os eventos que promovem múltiplos olhares da cultura (porque Goiás não é terra somente do sertanejo, embora só se venda essa imagem para fora) não têm espaço, não tem local. Mesmo tendo o público. 

Assim, quando fui marcar presença no Literatura no Eixo, eu e meu namorado ganhamos um livro cada um, na faixa, de forma gratuita e sem que alguém pedisse nada em troca. Fora as apresentações, onde até pude improvisar uma leitura teatralizada do poema feito pelo poeta e também integrante do movimento Walacy Neto. Por isso, principalmente quando se pode contribuir com iniciativas tão inovadoras e louváveis, neste caso levar a Arte para todos no Eixão (usuários do transporte público de Goiânia), gosto ainda mais da Literatura. É a emoção que ela pode nos proporcionar tanto quanto poetas e quanto público de todos nós.

Para sentir mais um pouco do movimento, acesse o link abaixo:
Literatura no Eixão - Matéria TBC News, 22/04/2013


2 comentários:

  1. O Grupo (Academia Machadense de Letras) é destinado a todos aqueles que apreciam a cultura em geral (Literatura, Cinema, Teatro, Artes Plásticas, Música, Dança, Artesanato...). Participe e envie seus textos.
    https://www.facebook.com/groups/149884331847903/

    ResponderExcluir
  2. Adorei! A ideia é ótima! É uma pena que não saio muito, não ando muito de ônibus, e por isso não fiquei sabendo do evento, mas litdratura no ônibus é uma coisa ótima!

    ResponderExcluir