sexta-feira, 5 de junho de 2009

O princípio

E vamos fazer algumas generalizações. Melhor! Vamos reproduzir o que todo mundo diz sobre assuntos que merecem mais do que uma análise superficial para dar um parecer ou um palpite. Se quer ganhar dinheiro, trabalhe. Se não quer ser mais um assalariado com ganho líquido mínimo, estude. Mas e quando queremos amar e ser amados, o que fazer? Qual é a fórmula?

Bom, respondendo as perguntas em ordem inversa de chegada, a segunda tem uma resposta séria, comprometida com a verdade e descompromissada com os lucros dos livros de auto-ajuda: não existe a fórmula do amor mútuo entre amantes. Como assim não tem?, você deve estar se perguntando talvez.

Se analisarmos um pouco isso, veremos que as pessoas são diferentes, cada um tem seus gostos e preferências, crenças e outros contextos que determinam a pluralidade de indivíduos. Considerando a ideia de que cada ser é único, utilizar uma fórmula geral em qualquer um e pensar que vai dar certo é o mesmo que acreditar que duendes esixtem. Partindo do princípio que, possivelmente, sempre terá um ou outro(a) que acredite em duendes (né, não, senhora Xuxa?), ocorrerá o mesmo na crença da "fórmula do amor" para algumas pessoas.

Não entremos nos méritos das marias e joãozinhos da vida que pensam que o amor se constrói em imagem, na mulher ser uma "gostosa" (uma comida (?): mulher melancia, mulher moranguinho e o resto da seção de horti-frutis); no cara ter dinheiro, demonstrando através de algum veículo motorizado: carro, moto e afins. Este estereótipo de amor nos diz a superficialidade de quem acredita, pois não amamos o que a pessoa tem ou aparenta, mas sim o que ela é.

Então, para os que buscam um amor em essência, sejam vocês mesmos e ouçam a razão para guiar-lhes nas ações e agir seguindo o coração. Esta não é a fórmula, mas sim, o princípio de outras aprendizagens que certamente virão.

3 comentários:

  1. Incrível a forma como você consegue descrever de uma maneira simplista e muito realista... O cotidiano e mundo em que vivemos!

    A completa falta de valores e até entre nós mesmos, o quanto não nos valorizamos e deixamos a futilidade dominar nossos cotidianos.

    Parabéns Ma. Você é uma pedrinha muito rara, nesse castelo de sentimentos e valores, que precisa ser re-erguido.

    Um beijo do seu mais novo fã!

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Eu sei bem do que vc fala!
    "Faça isso, fale aquilo que ela vai gostar, não demonstre fraquezas"

    Uma pessoa pode passar uma vida tentando aplicar essas fórmulas sem obter sucesso!

    O sucesso só nasce da manifestação de nossa individualidade, quer sucesso maior do que se aceitar como é sem precisar fazer "tipos"?
    Quando se tem esse sucesso interior o resto lhe é acrescentado!

    ResponderExcluir